O dia que LATAM me embarcou em um voo cancelado

Fui de Cuiabá a Curitiba a trabalho no dia 21/03 (não dormi esta noite pois o voo saiu 1:00 da madrugada de Cuiabá e chegou as 8:00 em Curitiba), chegando fui direto para a reunião de serviço, por dois dias.

Sai de volta para Cuiabá no dia 22, partindo de Curitiba as 15:00hs. As 17:00hs estava em SP, aeroporto de Guarulhos para pegar o voo LATAM4509 as 22:30hs, direto para Cuiabá. Aguardei todo este tempo passeando pelo aeroporto, para não me render ao cansaço de dois dias de trabalho e da noite sem dormir para chegar em Curitiba.

Após longa espera, embarcarmos e logo vimos uns técnicos entrando e saindo da aeronave, até que fomos informados (as 22:20) que voo teve problemas técnicos, pediram para descermos do avião e esperar uma nova aeronave, isso às 22:34.

Ficamos aguardando na sala de embarque, que estavam com os restaurantes todos fechados e não tinha nem água para beber. Mas logo avisaram que já tinham uma aeronave pronta. Porém, quando fomos para a fila de embarque deu problema no sistema e este teve que ser feito manual, criando uma confusão e correria entre os funcionários.

Por fim, entramos na aeronave e aguardamos, o comandante disse que estava aguardando completar a tripulação, até que percebemos que as malas estavam sendo retiradas(às 00:46) pelas esteiras e logo depois o comandante disse que o voo tinha sido cancelado por falta de um tripulante.

Após o cancelamento, fomos orientados a pegar as bagagens na esteira e ir para o check-in. Tinham muitas crianças dormindo e chorando, uma fila enorme pois o voo estava lotado e as impressoras não funcionavam. Foi quando os funcionários da Latam começaram a trazer garrafas de água (quente) para todos na fila. A fila não andava e os passageiros começaram a se ajudar, pegando crianças no colo dando atenção aos idosos.

Finalmente me atenderem lá pelas 3:00hs, me agendaram para um voo LATAM3252 no dia seguinte as 16:20hs e me colocaram em um hotel em Guarulhos, aonde cheguei as 4:00hs e levantei as 8:00hs para fazer reuniões virtuais e ajeitar as coisas no meu trabalho, pois tinha uma reunião muito importante no dia 24, sexta, e precisava organizar.

Quando fui tentar pegar meu cartão de embarque, no aplicativo, eu não consegui e liguei na Latam duas vezes, nas quais me disseram que eu estava relacionada no voo mas que era para ir no check-in do aeroporto pegar o cartão.

Fui bem mais cedo, cheguei no check-in as 12:34 do dia 23/03 e fui atendida as 13:00hs e a funcionária também não conseguiu emitir o cartão de embarque, disse que minha passagem estava na categoria "embarcada", ou seja, eu já tinha ido, mas estava lá (seria eu um Avatar?).

A funcionária do Check-in saiu do balcão e começou a percorrer vários pontos do check-in, tentando resolver e enfim foi para a loja. As 15:00 ela voltou com uma nova passagem e disse que a Latam tinha comprado outra passagem pois aquela ficou como se eu tivesse viajado no voo cancelado. Soube depois, que dois outros passageiros também tiveram o mesmo problema, mas que deram soluções diferentes e no meu caso, a solução foi a errada.

Peguei a nova passagem e fui para o terminal. Como sou prioritária, tentei embarcar no começo, mas, surpreendentemente, minha passagem foi rejeitada pelo aparelho de leitura.

A atendente do embarque estava estressada e brigando com todo mundo, inclusive com suas ajudantes, me colocou em um canto próximo a entrada do avião e dizia que eu tinha que voltar na loja para resolver a compra que estava errada. Eu dizia que quem comprou a passagem foi a Latam e não eu, ela gritava e dizia: "Eu não tenho nada a ver com isso!". Ela não me ouvia, na verdade, não queria me ouvir para não ter que resolver o problema.

Os passageiros foram entrando, inclusive meus colegas do voo cancelado no dia anterior e eu ficando para trás. Eu disse para ela que ia entrar no voo se ela não me desse atenção e ela falou que chamaria a Polícia Federal, eu respondi que poderia chamar, pois quem sabe assim alguém ouviria a minha história. Nessa hora ela pediu urgência em vir alguma liderança para ajudá-la.

Passado um tempo chegou o senhor Leonardo, líder do setor da Latam. Ele primeiro chegou com uma postura meio rígida, achando talvez que eu estivesse causando problemas, mas pelo menos ele me olhou nos olhos e ouviu o meu calvário até ali.

Senti que ele entendeu a porcaria que tinham feito comigo e foi para o sistema, chamou outro para olhar também, fez algumas ligações, pediu uma cadeira para eu sentar e depois de um tempo ele me explicou que a nova passagem caiu na mesma situação das anteriores, ficando presa em um código de "embarcado". Ou seja, a Latam me colocou na "Ilha de Lost" e não sabia como me resgatar.

Nessa altura o voo que eu pretendia embarcar já tinha saído e eu me sentia desolada de tantas frustrações seguidas.

O senhor Leonardo me prometeu voucher alimentação e de me colocar no voo da 22:30 (o mesmo que eu estava no dia anterior) e eu expliquei que eu precisava ir para casa descansar para coordenar uma reunião importante com líderes de uma grande empresa, no dia seguinte de manhã, e que ele me arranjasse uma passagem em qualquer empresa antes desta hora.

Quando eu falei assim, ele percebeu que teria de resolver o problema o quanto antes, pois as coisas só pioravam. Ele me disse então que ia tentar encontrar outro voo e eu fiquei por ali, cobrando-o.

Às 17:15 ele me disse para sair do Terminal 2, sair lá fora, pegar um ônibus e ir ao Terminal 1 pegar um voo da Azul que saia as 18:00hs. Eu tirei força não sei de onde, ignorei minha dor da ciática e fui arrastando minha mala até lá.

Cheguei na hora que começaram a chamar os passageiros, fiz check-in e entrei no voo. Finalmente cheguei em Cuiabá as 19:00hs do dia 23, com a certeza de que se eu aguardasse o próximo voo da LATAM, eu ficaria na mesma situação dos anteriores, pois o sistema já havia encerrado a minha viagem no voo cancelado.