Lidere para o Mundo!

Durante os mais de 40 anos de minha vida profissional, tanto como funcionária, líder ou consultora, eu permeei os universos das organizações dos três setores da sociedade, ou seja: o Estado, a Iniciativa Privada e o Terceiro Setor. Com meu gosto pela observação das pessoas, eu percebi uma diferença muito grande na forma de liderar nestas três instâncias, isso até mesmo por lideranças que eu acompanhei na mudança entre estes setores.

É comum vermos empresários resolverem entrar para a política, ou assumirem um cargo público, e acharem que seu conhecimento empresarial basta para fazerem uma boa gestão, ledo engano. Muitos já deram “com os burros n’água”, como se dizia antigamente, por não entenderem dos detalhes, das nuances que a área pública possui e que só se consegue perceber estando dentro dela. Isso acontece também quando líderes que fizeram sua carreira na área pública, resolvem criar ou atuar em um empreendimento privado. Eles tentam levar seus conhecimentos da área pública para ser aplicada no setor privado e percebem que precisam aprender muito ainda sobre gestão e liderança se quiserem ter sucesso. Também encontrei casos de pessoas que se davam muito bem na área do terceiro setor, seja em ONGs, Associações ou Federações, e tiveram muita dificuldade de atuar na área pública, com sua burocracia e controles externos complexos, e na área privada com sua forte competitividade.

Enfim, sob diversos aspectos, a liderança nos diversos setores precisa de adaptações, mesmo que todas busquem alcançar resultados. Mas o que eu quero destacar é a liderança de pessoas, que deveria ser igual, mesmo com os incentivos diferenciados que existem entre estes setores. Penso que existe um ponto em comum entre eles, que deveria permear a liderança de qualquer tipo de organização, que é o fato de que todos os líderes estarem formando pessoas para serem novos líderes. Pode ser que eles não venham a ser líderes naquela organização, mas vão ser em outras, do mesmo setor ou de outros, como por exemplo: um líder na sua igreja; um síndico para seu condomínio; um presidente de associação de bairro; um presidente de uma ONG; um vereador; prefeito ou outro cargo político qualquer; um empreendedor de startup; e até o gerente do seu concorrente, não importa! Você está formando líderes não só para você e isso deveria ser um grande propósito para qualquer liderança.

O que eu quero dizer é que sempre que você for um líder, seja em qual tipo de organização for, não se esqueça que você é sempre um exemplo para seus liderados. Que mesmo quando você não está formalmente em um processo de capacitação de sua equipe, você está desenvolvendo sua equipe por meio das suas ações e atitudes. Portanto, aproveite para passar valores saudáveis para a vida deles e para a sociedade em que vivemos, pois tanto os seres humanos como a sociedade precisam se recuperar dos males que nós mesmos fazemos.

Aproveite a oportunidade de ter liderados e assuma o papel de formar novos líderes para o mundo, para que ocupem os espaços vazios que existem por aí. Não fique frustrado quando eles saem da sua organização, ao contrário, tenha a certeza e a confiança de que passou para eles os conhecimentos que vão levá-los a assumirem o papel de também desenvolverem outros líderes e assim por diante.

Lidere para o mundo: desenvolva equipes eficazes e que, juntos, exerçam as ações de cura da sociedade!

Lidere para o Mundo! - 2

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail