O futuro como prêmio!

Há alguns anos, ainda no século passado, eu assisti a um vídeo sobre o futuro e ele terminava com a seguinte frase: “Quem conseguir encarar a mudança não como um inimigo, mas como um amigo sempre bem-vindo, conquistará o mais valioso de todos os prêmios: o futuro.”

O futuro não é apenas uma meta fixa na parede, mas um alvo móvel que precisa ser perseguido com mudanças constantes para se manter em equilíbrio. As mudanças são provocadas por aprendizados sobre nós mesmos, sobre o outro, sobre a organização e seu público de interesse e sobre o cenário que nos cerca. Toda vez que fazemos alguma mudança para nos adaptarmos a este futuro que emerge, nós impactamos também cada uma destas partes que são nossos stakeholders e vem daí a grande responsabilidade que temos com a comunicação das mudanças que proporcionamos.

Apenas falar sobre o futuro não é o que nos faz alcançá-lo, mas é o que nos faz perceber as decisões e ações que precisamos tomar hoje, para ir nos adaptando ao que está para vir e, ao mesmo tempo, ajudando a construir este futuro.

De minha experiência como consultora, percebi que fazer mudanças não é impossível, mas é difícil, pois a mudança é um processo e precisa da colaboração e da determinação de todos. Organizações são feitas de pessoas e nós, pessoas, possuímos muita resistência à mudança, uma espécie de imunidade a ela. Temos crenças inconscientes que tentam impedir que a mudança aconteça e assim realizarmos o que planejamos. A evolução só acontece quando conseguimos colocar luz sobre essas dificuldades tornando as crenças que nos impedem conscientes e assim começar a entendê-las e resolvê-las. Muitas vezes precisamos de ajuda para fazer isso.

Com as organizações é a mesma coisa. Precisamos ir conhecendo o que ela pensa, jogando luz sobre pontos obscuros, para podermos traçar estratégias e ações que nos levem aos resultados que queremos, aproveitando o melhor das pessoas que as compõem. Também as organizações, muitas vezes, precisam de ajuda para abrir as travas que colocamos nelas, mesmo sem perceber.

Bons resultados dependem de pessoas competentes, preparadas e motivadas, mas também de processos de trabalho, tecnologias, recursos e um sistema de gestão que amarre tudo dentro do contexto no qual a organização está inserida. Por fim, é importante definir e deixar claro, para todos, qual a causa a ser buscada para, enfim, receber “o futuro” como prêmio.

O futuro como prêmio! - 2

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail