Uma árvore no caminho

Hoje caiu uma árvore na esquina de duas ruas importantes para o trânsito de Cuiabá. Foi o que bastou para instalar o caos no transito em toda a cidade e seguiu pela manhã toda.

Fenômenos como esse são considerados exemplos da Teoria do Caos ou o efeito borboleta, cuja idéia central é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.

Dá para imaginar quantas pequenas coisas mudaram todo o roteiro da sua vida? Não precisa ser alguma coisa ruim para ser considerado pela teoria do caos, mas sim pequenos fatos que proporcionam grandes e imprevisíveis consequências.


Eu, por exemplo, tinha 18 anos, estava na aula da universidade e resolvi sair para conversar com minha amiga no saguão. Nisso, alguém nos pediu licença para pregar um cartaz acima do banco que estávamos sentadas. O cartaz convidava para uma seletiva para ser programador de computador, algo que naquele tempo nem se tinha muito conhecimento. Eu fiz perguntas, me interessei e acabei fazendo e passando no concurso e isso mudou toda a minha trajetória profissional e pessoal, uma vez que além de me tornar programadora, acabei me casando com um dos professores do curso.


Nossas vidas são feitas de uma sequência de "efeitos borboletas" que vão acontecendo e mudando nossos caminhos.

Uma árvore no caminho - 2

Comentários

Escreva um comentário antes de enviar

Houve um erro ao enviar comentário, tente novamente

Por favor, digite seu nome
Por favor, digite seu e-mail